"É na limitação que se revela o mestre"

Hum cadê?

Celulites


Celulite: O que é e como tratar

Conheça as causas, os diferentes graus da celulite e quais as opções de tratamento

celulite Celulite: O que é e como tratar
celulite é uma alteração fisiológica da arquitetura da pele e gordura, comumente vista nos membros inferiores das mulheres. Inicia com um edema (inchaço), devido à retenção de liquido, influenciada pelos hormônios femininos. Logo, quase todas as mulheres tendem a apresentar certo grau de celulite durante a vida. A genética também tem seu papel na predisposição da celulite.
celulite grau 1 é a fase em que o inchaço é visível apenas ao apertar a pele, que fica levemente irregular. Com o aumento de inchaço, há a formação de fibrose abaixo da pele. A fibrose, um tecido endurecido cicatricial, dificulta ainda mais a circulação, aumentando o inchaço e formando loculações da gordura, que aumenta de volume devido à retenção de liquido.
celulite grau 2 é quando as irregularidades superficiais já são vistas sem apertar a pele. Com a manutenção e piora progressiva do inchaço, aumento da fibrose e retenção de liquido pela gordura há a formação de depressões da pele devido à inelasticidade da fibrose devido a aumento de volume da gordura, gerando desnivelamento da pele, com depressões e abaulamentos. Começam a serem vistos pequenos vasos, devido à retenção de líquido e estase sanguínea. Leve dor é comum. Esta fase é a celulite grau 3.
Na celulite grau 4, há grande intensificação das depressões, e abaulamentos, o inchaço e fibrose intensos endurecem a pele, os vasos são frequentemente visíveis, a dor é frequente. As irregularidades são facilmente vistas até por sobre roupas finas.
Como visto nas causas da celulite, ela se deve ao inchaço e acúmulo de gordura. Logo, os esforços devem ser feitos para melhorar a circulação e não engordar. Exercícios aeróbicos (corrida, natação, bicicleta) ajudam a queimar calorias e melhorar a circulação. Drenagem linfática ajuda na redução do edema. O ultrassom ajuda na diminuição da fibrose (em casos iniciais).
carboxiterapia ajuda a melhorar a circulação, lacear a fibrose e aumentar o metabolismo da gordura. Aparelhos de radiofrequência e mecanismos de laceamento da fibrose e lesão das células gordurosas também costumam ser eficaz no tratamento da celulite. Evitar anticoncepcionais hormonais, ingestão de gorduras e alimentos calóricos também ajuda.
Vale a pena lembrar que a celulite é uma alteração fisiológica, que o corpo tente a ter naturalmente. Todo o tratamento visa amenizar ou postergar o surgimento da celulite, mas não há cura para o problema.
Os cremes para celulite geralmente são à base de cafeína e outros princípios ativos que visam melhorar a circulação (reduzindo o inchaço) e reduzir a gordura. São mais efetivos nas celulites iniciais, graus 1 e 2. Tem efeito muito discreto nos níveis 3 e 4.
combate à celulite deve ser diário. Não há cura e sim controle da celulite. Seu corpo sempre tenderá a formar celulite, logo uma dieta saudável (pouco calórica e balanceada), exercícios físicos aeróbicos devem ser um habito. Os tratamentos estéticos podem ser feitos periodicamente para amenizar e manter a celulite controlada.
Andre Colaneri

Por Andre Colaneri

Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário